Vírus do Orkut pertubou muitos nessa madrugada

19/12/2007

Estava lendo no blog Pensar Enlouquece o que havia acontecido nessa madrugada, um aplicativo javascript entitulado “Vírus do Orkut” infectou mais de 300.000 usuários do orkut em pouco mais de meia hora.

O “Vírus do Orkut” é apenas um aplicativo .Js que quando executado envia scraps para todos os seus amigos com o vírus e te adiciona automaticamente na comunidade “Infectados pelo vírus do orkut“, apesar do susto que todos devem ter tomado, a boa notícia é que o vírus não causa mal algum ao computador infectado, muitos perfis de usuários ficaram travados porque o Orkut automaticamente bloqueia o usuário que manda scraps para mais de 300 amigos em pouco tempo, e isso fez com que muitas pessoas achassem que suas senhas tivessem sido roubadas, o bloqueio dura de 1 a 6 horas.

O “vírus” roda no computador das pessoas só delas lerem a mensagem no scrap, ou seja, mesmo sem clicar em nada você será infectado. O QG secreto do Orkut parece que teve muito trabalho nessa madrugada, pois muitas mensagens que repassavam o vírus foram excluídas.

Para se proteger do vírus, faça o seguinte:

1. Clique na aba “Ferramentas” do seu Internet Explorer. Se a sua versão é a 7, ela só aparece se você apertar o botão “Alt”.
2. Em seguida, abra “Opções da Internet” e clique na aba “Segurança”.
3. Surgirá um ícone intitulado “sites restritos”. Clique nele e em seguida em “sites”.
4. Digite na caixa “files.myopera.com” sem as aspas, e clique em “Adicionar”.
5. Pronto. Você já pode navegar no orkut sem espalhar esse vírus.
fonte

O nome do cara que desenvolveu o vírus é Rodrigo Lacerda, dono do blog Ctrl+C, no blog dele você pode conferir qual foi a intenção dele com tudo isso e inclusive o código fonte do vírus, sinceramente nunca havia visto um hacker deixar rastros e até mesmo a sua real identidade, mas enfim.

Os scraps enviados pelo vírus foram:
Feliz natal para vc!
Tenha uma otima semana =)
2008 vem ai… que ele comece mto bem para vc
Boas festas de final de ano

Fica a dica: O orkut não é seguro (nem um pouco) e se o Rodrigo tivesse roubado os cookies de todo mundo muita gente iria acordar de mau humor hoje.

O Bobagento fez um vídeo mostrando o crescimento da comunidade de infectados, veja aqui !

Postado por
Caio Novaes

 
Veja abaixo outros posts do Brogui:

www.Brogui.com - desde 2003