Muitas pessoas perguntam o que significa quando coloco abaixo de um post a frase “Este post é um publieditorial“, eu sempre explico e-mail por e-mail, mas acho que isso merece um post especial, até pelo compromisso que quero ter com todos vocês.
Publieditoriais são, o que alguns chamam de “post pago”, posts feitos para anunciar/divulgar/vender algum produto, normalmente eles são contratados por agências que escolhem determinados blogs para veicular este “anúncio”, alguns blogs são escolhidos pelo número de visitas, temas, tempo de permanência de leitores no blog, e por ai vai.

Algumas pessoas são influenciadas por uma minoria que questiona a ética dos publieditoriais, então vou responder aqui algumas perguntas. Quem quiser se aprofundar mais, por favor, clique no botão abaixo para ler minhas respostas e o que penso sobre isso (acho muito importante que leiam).
Você acha os publieditoriais uma maneira legal de anunciar um produto? Por quê?
Acho, os publieditoriais são uma maneira legal de um anunciante atingir o seu público alvo, anunciando em blogs de conteúdo específico, a campanha pode não apenas atingir o público alvo como também ele pode gostar de ver aquela propaganda, por se tratar de algo que pode ser do seu interesse. Não é como assistir televisão (onde uma massa muito maior e sem segmentação assiste) onde somos impactados com anúncios que variam de sabão em pó até dentadura. Alguns anúncios em blogs podem não atingir apenas o público alvo, claro, todo veículo tem uma margem de erro, porém a chance é bem menor.
Quando faz um publieditorial, você vende a sua opinião?
Claro que não. Essa é uma questão muito comentada e discutida, os publieditorias são campanhas onde citamos a marca, o produto ou a campanha em nossos blogs, mas não temos a obrigação de elogiá-los, faço isso apenas quando acho merecido e não quando sou pago por isso, pois receber por receber, eu sei que vou independente de elogiar ou não o produto ou campanha.
O que as pessoas têm que entender é, os nossos blogs são como um veículo qualquer, onde muitas pessoas estão passando, é normal a publicidade aparecer. Notem que falei “nossos blogs” e não “blogs”, pois tem muita gente que tem blog sem a intenção de ganhar dinheiro com ele e que não ligam para isso.
Você já negou algum publieditorial? Por quê?
Já, alguns. Nego quando acho que o conteúdo pode ofender os leitores ou a campanha pode encher o meu saco, como colocar flashs que ficam rodando no header ou divulgar uma linha de produtos eróticos. Os dois já foram procurados e negados, porém tem outros casos, mas claro, eles são minoria.
Hoje em dia nego campanhas de “quem mandar mais visitas ganha” ou “concurso onde blogueiros se duelam por algo”, já participei de alguns, já ganhei alguns, mas me renderam muito mais dor de cabeça que resultado.
Algumas pessoas dizem que seu blog é cheio de publieditoriais, quantos você faz por mês aproximadamente?
As pessoas que falam isso é porque estão procurando sarna para se coçar. Faço em média 4 publieditoriais por mês, isso mesmo, em cada mês faço aproximadamente 80 posts normais e apenas 4 publieditoriais. Podem contar.
Você vive do seu blog? O que acha das pessoas que usam o blog como emprego?
Eu não vivo do meu blog, pois sei que isso um dia irá passar e quero uma carreira mais sólida, tenho um emprego muito bacana e o blog é minha diversão, onde tenho a sorte de receber por isso de vez em quando, o que me dá muito orgulho, pois acredito ser uma forma de reconhecimento do meu trabalho.
O que eu acho das pessoas que usam o blog como emprego? Nada. Cada um sabe o que faz da vida e tem o seu próprio objetivo, não julgo ninguém pois não quero ser julgado.
O que acha das pessoas que te criticam no Twitter, orkut ou no blog pelo fato de fazer publieditoriais?
Confesso que no começo eu não era muito bom com as críticas, mas hoje em dia, prefiro ouvi-las a questioná-las. Muitos me criticavam pelo meu português, leio alguns posts antigos e vejo que realmente era muito ruim, ainda piso na bola, mas não tanto. Quanto às críticas relacionadas à publieditoriais, espero que entendam meu ponto de vista lendo esse mini F.A.Q. e passem a formar uma opinião diferente sobre tudo isso.
Você usa seus leitores para ganhar dinheiro?
Meus leitores são o meu sucesso, na medida do possível eu sempre tento retribuir parte do sucesso dando prêmios de campanhas ou até mesmo prêmios que eram para ser meus (como o Macbook e o Ipod Touch que dei para 2 leitores), porém com o crescimento do blog, está cada vez mais difícil oferecer prêmios, pois as leis proíbem a maioria dos sorteios. Para não fugir da pergunta, eu não uso meus leitores para ganhar dinheiro, mas o sucesso gerado pela audiência deles, me faz ter uma renda mensal com o blog.
—————————
Eu elaborei todas as perguntas acima, acho que eram aquelas mais importantes, mas se você tem uma pergunta, quer saber a minha opinião e quer fazer desse post um lugar bacana para discutir a sua posição, por favor, comente que eu irei liberar todos os comentários (educados) e responder logo depois de aprová-los.
15 fevereiro 2009
Muito bom. Muita gente agora quer saber como conseguir um POST-PAGO kkkkk
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Gustavo Magalhães, Se a pessoa tem a intenção de ter um anúncio em seu blog, basta enviar um e-mail para as milhares de agências com suas estatísticas e informações e aguardar por uma campanha que se encaixe com seu público alvo. Não tem segredo, é um negócio onde todos podem participar.
Responder
15 fevereiro 2009
Ahh esqueci!!!
Quando você recusar algum post pago por favor manda eles passaram no meu blog e me mandar um e-mail UAHUAHUAHUAU
Abraço cara
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Gustavo Magalhães, Faz isso não cara, tem campanhas que são muito ruins. Mesmo.
Responder
15 fevereiro 2009
Muito interessantes as perguntas e respostas. Achei bem legal o post.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Miguel, Valeu!!!
Responder
15 fevereiro 2009
Parabéns pela explicação Caio.
Os visitantes precisam saber que os blogs também tem custos de servidores/domínio/brindes.
E se não gostam dos publieditoriais, pule para o próximo post.
Os anúncios só atingem as pessoas que são interessadas no assunto.
Abraços
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Budah, Sim Budah, e mesmo que não tivesse os custos, isso não é o que justifica, em minha opinião o bom trabalho justifica qualquer forma de remuneração, não apenas os custos. Valeu!
Responder
15 fevereiro 2009
Ae Caio, realmente uma boa explicação pessoal sobre o que e o porque de o Brogui publicar posts Publieditoriais.
O exemplo no qual você citou a TV em atingir a massa e os blogs em atingir uma massa SEGMENTADA eu concordo plenamente, também faço publieditoriais em meu blog e não tenho nada contra, desde que a campanha tenha a ver com meus leitores.
grande abraço
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Helton Kuhnen, Valeu cara
Responder
15 fevereiro 2009
“…até pelo compromisso que quero ter com todos vocês.”
É piada né?
Nem os comentários você aceita. Só os que lhe convém.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Justus, Não, só os educados, o seu, assim como esse, nunca são. Abs.
Responder
15 fevereiro 2009
Arrebentou, Caio!
Mandou muito bem mesmo!
Quem sabe, agora, alguns podem entender melhor o mecanismo formado por blogueiros e agências.
Forte abraço,
Diego Toledo.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Diego Toledo, Valeu
Responder
15 fevereiro 2009
Para um cara que deve receber muitas críticas você fez um belo post, super explicado com seu ponto de vista.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@JC digital, Valeu!
Responder
15 fevereiro 2009
Opa…
Boa Noite.
Tenho uma loja de roupas e criei um blog com o único intuito de divulgar minha loja.
Com o tempo vi que não era uma boa forma de divulgação para meu comércio, até por que meu blog não atinge as pessoas que vivem próximo à minha loja e isto demoraria muito tempo para acontecer.
“Bloggar” me viciou e hoje mantenho o blog e até esqueço que ele é o BLOG da loja. Faço tudo que leio nos blogs de dicas (os que você conhece também). O blog se tornou um “hobby”.
Mexo nele todos os dias. Aprendo algo todos os dias. Fiz adsense e algumas afiliações, mas não é lá essas coisas. Ganho somente o que aprendo, pois sou viciado em aprender coisas.E dou muito valor ao que aprendo. Não preciso de rendimentos do blog, mas mesmo assim não deixo de receber se me oferecerem.
Lí seu post e gostei muito de como você foi claro. Aprendi sobre como funciona os post-pagos. Não sou contra. Sou totalmente a favor dos post-pagos e mais ainda da forma com que alguns blogs fazem. Bem feitos. E não acho que os leitores deixem de ler blogs que fazem post-pagos. Afinal, todo talento merece ser recompensado, seja com dinheiro , seja com aplausos.
Alguns blogs, e incluo o seu nesta lista, merecem ser recompensados.
Parabéns pelo post.
Ednilson
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Ednilson, Obrigado pelo comentário
Responder
15 fevereiro 2009
heheh então agora “todos querem saber” quais são essas milhares de agências?
iauahuaha gostaria de incluir meu blog nessa kkk
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Gustavo Magalhães, Bom, posso citar algumas agências que conheço, nem todas trabalham com publieditoriais, mas todas trabalham com blogs: Riot, Cubo, LiveAd, Garage, Epidemic, Polvora, entre outras.
Responder
15 fevereiro 2009
caio desculpa…
mas o cara de cima é patético.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@felipe…, qual?
Responder
15 fevereiro 2009
Olá Caio
Excelente iniciativa em publicar este post. Demonstra claramente que você deseja jogar limpo com seus fiéis leitores e que se você angaria algum pouco retorno financeiro com o blog, não é nada perto do sucesso e honestidade que você procura ter com todos a sua volta.
Mais uma vez Parabéns e Vida longa á ovelinha triste (agora com lay-out novo).
beijocas
Mari
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Mariana Bonfim, Valeu Mariana, Bjos.
Responder
16 fevereiro 2009
nao sei se vc responde isso, mas existe uma media de preco que as campanhas geralmente pagam? da pra fazer um bom dinheiro?
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@bom, Você é um fake com e-mail fake, por quê? A sua resposta não é ruim, não tem problema algum perguntar isso.
Vamos a resposta, a média de preço que eu vejo por aí varia de acordo com visitação e relevância do blog para campanha, pode começar em 100 reais e ir até 5.000 quem sabe, por post.
Responder
16 fevereiro 2009
Ótimo post!
Sou a favor deste tipo de publicidade, a feita de maneira honesta.
Parabéns, Caio!
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Vinícius Mont Serrat, Obrigado Vinícius!
Responder
16 fevereiro 2009
Opa! Valeu cara já anotei para um futuro e-mail kkk
xD
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Gustavo Magalhães, hahahah
Responder
16 fevereiro 2009
Oi Caio, achei muito didático o seu post, não sabia de muitas dessas coisas antes de começar a blogar (aprendi com a pouca experiência), é uma boa esse tipo de esclarecimento para os leitores. Não acompanhava seu blog diariamente antes de ter o meu, mas passei a acompanhar e virei fã. Noto no dia-a-dia que de campanhas publicitárias aos posts com brinquedos você publica aquilo que realmente se interessa. Vou parar de puxa-saco. RSRSRS
Abração e continue realizando o seu trabalho com o blog.
P.S.: Sobre as críticas quando deixam no meu blog ainda fico meio preocupado, mesmo sendo algumas sem fundamento. Espero aprender a aceitar melhor, pq as vezes realmente me desanimo por algumas críticas bobas. RSRSR
P.S.2: Não sei se já comentei, mas o visual do blog ficou muito melhor, mais leve, as cores não incomodam, dá para passar um bom tempo lendo sem enjoar.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Antonio Ugá – Desventura.org, Valeu por todo comentário, quanto as críticas, elas existirão sempre, em qualquer tipo de trabalho que fazer, as vezes elas podem sugerir pontos bacanas para você melhorar, as vezes podem ser destrutivas, mas enfim, nunca deixe de analisá-las. Abs
Responder
16 fevereiro 2009
Belo post. É sempre bom explicar para os menos entendidos como funciona o negócio!
Abraço!
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Diego Dias, Valeu Diego.
Responder
16 fevereiro 2009
Que bom te ver falando sobre isso…
Participei de uma discussão, na qual o assunto era ética na internet, e citei seu blog como exemplo do que me parece correto quando o assunto é “post patrocinado”.
A maioria das críticas aos publieditoriais tem alvo certo e bem definido, na minha opinião, e acho que você não se enquadra neste alvo. O que te faz, ao meu ver, correto, é a questão da transparência.
Lembro-me que teu “slogan” era “xxx e publieditoriais”, não é? Isso é ser honesto com quem te lê. A situação me parece extremamente simples, mas costuma-se tentar complicá-la com o intuito de justificar um “post pago” que vai contra o que o próprio blogueiro pensa.
Esse post é apenas mais um exemplo de uma postura que julgo ser correta.
Para quem é blogueiro, não acho o publieditorial algo muito positivo, apesar da questão financeira, mas essa já é outra discussão… hehe… abs.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Piunti, hahaha bacana teu comentário, obrigado por ter meu blog como um blog “correto”, mas acredito que tudo é muito novo, ninguém sabe definir com certeza absoluta o que é certo ou errado, mas você pode nao gostar de publieditoriais, nao tem problema algum nisso, eu mesmo odeio comerciais de televisão. Abs.
Responder
16 fevereiro 2009
Caio, o meu blog é aberto a Publieditoriais. Portanto….;)
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Meire, hahaha
Responder
16 fevereiro 2009
Caio, legal por ter exposto o seu lado e fazer os leitores entenderem. Alguns ainda não sabiam sobre, é bom saber que o dinheiro ganho em publieditoriais não afeta a sua opinião sobre o mesmo.
sucesso pra você, que merece e faz um trabalho legal… abraço
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@NICOLAS, Valeu Nicolas.
Responder
16 fevereiro 2009
Finalmente entendi o que são Publieditoriais
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Luana, Que bom! A intenção era essa mesmo, explicar.
Responder
16 fevereiro 2009
Não vejo problema algum com estes posts. Vc gera milhares de visita em seu blog e questionam qdo vc resolve ganhar algo com um sucesso que vc criou? Juro que não entendo essa discussão. Seguindo essa linha, atores e atrizes tb não poderiam fazer comercial de TV?
O que é isso minha gente!!!!!!!
Parabéns pelo post e sucesso para o blog.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Camila Moraes, Muito obrigado camila!
Responder
16 fevereiro 2009
Caio, caso eu queira ter um publieditorial no Brogui, Quais seriam os valores e como proceder?
=D
ha braços
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Mapher, O contato para publicidade é brogui arroba brogui.com, para negociações de valores. Abs
Responder
16 fevereiro 2009
É bom explicar que não se vende uma opinião, e sim se fala sobre um produto, destacando suas caracteristicas. Quando faço, não invento absolutamente nada.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Danilo Ferreira, Exatamente.
Responder
16 fevereiro 2009
adoreii o post!
eu tava querendo saber mesmo o que era =P
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Patty Costa,
Responder
16 fevereiro 2009
Muito bom o post.
Eu sempre tive essa duvida, até que resolvi procurar o significado sozinha.
Ainda tenho algumas duvidas, não sei se é uma pergunta idiota maaas hahaha
só por curiosidade, alguma agencia pede pra vc não informar logo depois do post que é um publieditorial? Ou então, pagam mais para vc não colocar a frase: “Este post é um publieditorial“? Com a intenção de ocultar essa informação?
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Lary, no começo, algumas agências faziam esse pedido, mas isso começou a ser exigido pelas proprias empresas anunciantes, pois está é uma maneira da empresa provar que nao tentou comprar a opinião de ninguém. Respodendo, hoje em dia nao pedem mais, as agências amadureceram junto com os blogueiros em relação a isso.
Responder
16 fevereiro 2009
Caio, esta foi uma das melhores explicações que li sobre o tema. Congratulations!
Nunca vi problema em posts-pagos; afinal, se um blog tem visibilidade, nada mais natural que ele seja procurado pelas agências de publicidade. O importante é que o blogueiro faça uma boa triagem das propostas recebidas e que mantenha a transparência aos seus leitores. Abraços!
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Juliana Sardinha, Exatamente Juliana, depois que começamos a fazer isso, o povo fica procurando pelo em ovo.
Responder
16 fevereiro 2009
nao sou fake, existo sim, apenas nao gosto de divulgar nome e email, tem problema fazendo desse jeito?
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@bom, O problema maior é que normalmente não dou atenção aos “fakes”, pois as pessoas que nao querem se identificar normalmente só fazem comentários idiotas, não foi o seu caso, por isso respondi, mas se o seu negócio é apenas manter o anonimato, sem problemas.
Responder
16 fevereiro 2009
Muito bom Caio novaes.
Notei que ao criar um blog o ser humano fica mais como diria Amaury JR. “Lubrificado”
Ou seja melhora no vocabulario e muda de opião começa ver tais coisas de outras formas enfin…
A pessoa se transforma
Um EXEMPLO:
quando eu começei ler o “brogui”
lembro que voce era meio desinteressado por coisas UTEIS (desulpa aii)
so postava “babaquises” fotos bizzaras e tals
(o lado bom e que foi assim que o blog foi descorberto pelos leitores)
Hoje vejo o amadurecimento gigante da sua parte (ou estou enganado?)
agora o blog é legal de se acompanhar nao trata so de HUMOR
assim como fiz no inicio do meu blog (mudei geral)
Hoje me sinto de bem comigo mesmo e uma mudança digamos que radical
e muito positiva
Parábens Caio Novaes, Continue assim!
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@W-&-AmiGos!, Muito obrigado. Sim, o blog deu uma amadurecida, mas claro, sem perder o bom humor e de vez em quando, os posts babacas, pois nem sempre acho ou recebo conteúdo bacana para postar. ehhehe Abs!!
Responder
16 fevereiro 2009
Venho acompanhando com frequencia e sempre tem alguma coisa de interessante. A tempos venho estudando sobre novos meios de comunicação e este foi um dos melhores textos que eu li sobre publieditoriais em blogs.
Parabéns pelo blog.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@André, Muito obrigado André.
Responder
16 fevereiro 2009
Eu quase li todos os comentários para não perguntar alguma coisa de novo para você… ^.^
Enfim, todas minhas dúvidas quanto ao assunto foram supridas. Valeu mesmo!
Assim sendo espero que os comentários “babacas” da vida tenham uma queda, já que você realmente está desmostrando respeito e compromisso com os leitores com esse post.(não so agora, claro, mas mais agora! ^.^)
É isso, paciência com o povinho chato/que não tem oque fazer.
E mais sucesso para a ovelhinha triste.(com publieditoriais fodosos de 5.000 reais todo mês.) hehehe
Até mais Caio.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Lenon, hahaha estou longe dos 5.000 reais por mês, só não falo o valor que cobro para um publi pois isso depende se vai ter vídeo na campanha, quantidade de posts da campanha, tipo de campanha e por ai vai. Abs.
Responder
16 fevereiro 2009
Gostei bastante do seu post Caio…
As pessoas criticam, mas se tivessem um blog de sucesso, fariam o mesmo.
O seu blog é ótimo (por mais que o “visual” tenha piorado depois da mudança…), e não há nada demais em você divulgar propagandas!!
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Felipe Martins Greiner, hahaha obrigado Felipe, uma pena que nao gostou do layout, mas na próxima atualização talvez fique do seu jeito, Abs!
Responder
16 fevereiro 2009
ficou muito bom esse post,bem esclarecedor
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Bruno – Queijo Humor, Valeu!
Responder
17 fevereiro 2009
Também já fiz publieditoriais no meu blog e também acredito que o bom trabalho justifica qualquer forma de remuneração. Alguns podem achar que você faz um bom trabalho, outros não. Se Jesus não agradou à todos, porque nós iremos agradar?
Abraço Caio!
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Thiago Alexandre, Exato, publieditoriais é motivo de orgulho, não de vergonha. Abs.
Responder
17 fevereiro 2009
Clap, clap, clap. Eu poderia acabar esse comentário por aqui, tendo a impressão de que fiz o que poderia ter feito. Mas fico com uma pulga atrás da orelha quando a meia dúzia que só pensa em desagregar, reclama de um publieditorial em um blog, mas assiste Big Brother e se torna cúmplice dos anúncios milionários que ali existem.
Uma pessoa não paga para ler um blog, o dono do blog por sua vez, tem custos para mantê-lo. Por que não tirar algum proveito disso para arcar com os mesmos? Por que não, como você disse, reverter isso em prêmios para os leitores? Em meu blog participei de uma campanha e mais da metade do que ganhei, reverti em prêmios que foram dados em um concurso feito no Tarja Preta. Ou seja, em alguns bons casos, quem ganha mesmo, é o próprio leitor.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Luiz Jeronimo, clap clap clap, parabens pelo comentário tarja.
Responder
17 fevereiro 2009
Olá Caio, já comentei aqui algumas vezes, sei também que já fui de certa forma “Polêmico” em um dos meus comentários, e essa realmente não era minha intenção, mas isso não vem ao caso hoje…
Apesar de achar que você não gosta muito dos meus comentários, eu estou comentanto novamente, pois realmente este post, vale todo respeito e admiração, muita gente reclama de Publicidade nos blogs, mas eu acho isso extremamente normal, este é um meio de comunicação como outro qualquer, e deve ser encarado como tal, o problema é que as pessoas muitas vezes não entendem isso. Eu também participo de um blog, e realmente acho que não iremos ter publicidade no blog, apenas por uma questão de opnião, e de escolha, não sou contra publicidade, apenas acho que não é o foco do meu blog, pelo menos não agora.
Mas, mais uma vez queria apenas deixar registrada minha opnião sobre o post, foi de excelente qualididade e transparência!
Abraços,
Dirceu Mota Júnior
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Dirceu Mota Jr, Fala cara, obrigado pelo seu comentário, eu não lembro de voce ter comentado algo que nao gostei, voce era apenas contra o Hélio Grace, uma opinião comum, sem problema algum. Voce fez outros comentários bacanas no blog, nao tenho o que reclamar de seus comentários. Abs e obrigado pelos elogios referentes a esse post.
Responder
18 fevereiro 2009
Caio, gostei de você explicar pras pessoas como funciona. Está claro e detalhado.
Quem sabe em algum momento parem de encher nosso saco com isso e aceitem que blog é mídia, cabe anúncio como qualquer outra.
Beijo
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Gabi Bianco, pois eh Gabi… Bjos!!
Responder
18 fevereiro 2009
Caio, fiquei intrigado quanto ao fato de as leis proibirem os sorteios de prêmios. Como é que é isso? Você pode explicar um pouco melhor, ou indicar um link?
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Galeno Lima, Não tenho links, mas todo prêmio tem que ser “legalizado” pela caixa economica.
Responder
18 fevereiro 2009
A vida é assim, não se pode agradar a todos, ainda mais quando se tem um bom público.
Abraços e sucesso.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Rafhabass, Pois eh..hahaha abs
Responder
18 fevereiro 2009
Acho que a questão a ser discutida não é o que é um plubeditorial (post pago), mas sim como eles são apresentados aos leitores.
Na televisão, ou revistas, ou qualquer outra mídia, fica bem claro o que é comercial ou propaganda. Você não lê no meio de uma reportagem sobre alimentação saudável que tomar coca-cola faz bem. As propagandas ficam bem identificadas.
O grande problema é que muitos blogs colocam um “post pago” como se fosse um post. Quando assisto TV, na hora dos comerciais eu troco de canal, nas revistas, eu ignoro as páginas de comercias.
Agora se no blog, não fica claro o que é um publieditorial, isso é enganação com o leitor. Não me deixa opção de optar pela não leitura. Preciso ler pra entender que era um post pago.
O Sedentário sempre indicou com muito clareza, colocando os posts pagos na categoria PUBLICIDADE. Essa é a atitude que todos blogueiros coerentes deveriam tomar. O AHTRINE chegou um ponto que a cada 5 posts, 4 era propaganda. Depois entrou a Ester Beatriz e voltou os post normais. Fiquei um bom tempo sem visitar o Blog. O Bobagento larguei de mão. Chongas tem me surprendido ultimamente. JAcare depois da saída do Fred ficou muito ruim.. só “merchan”… conteudo sem graça…perdeu o humor.
Ultimamente as novelas da globo tem utilizado merchandise dentro da novela, e sempre que isso ocorre, me passa um aspecto negativo. Sempre rola uns comentários do tipo: “BAH! MAOIR MERCHANDISE!!! QUE RIDICULO”
Resumindo:
– Acho valido publieditoriais, um blog da muito trabalho.
– Eles devem ser claros para o público, assim como é nos outros meios (TVs, Revistas, Jornais,..)
– O sucesso não pode subir a cabeca e publicar apenas publieditorias, tem que dosar com bastante conteúdo
Abraço
PS: Cada um faz o que quiser! Se o cara quer soh colocar propaganda, e tem acesso! Bom pra ele! Achou um publico que gosta disto! NÃO TEM COMO AGRADAR A TODOS. Eu prefiro um publico menor mas que tenha opinião.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Carlos, Bacana teu comentário Carlos.
Claro que discordo em alguns aspectos quando fala que alguns blogs ficaram ruins, como o Jacaré Banguela, que discordo totalmente, mas isso é opinião de cada um, não tem jeito.
Quanto as revistas, elas fazem uma série de “transformações”, “testes com vários produtos parecidos” e dão “dicas de creme e produtos”, muitos deles são publicidades escondidas, mas isso também nao vem ao caso.
Acredito que ultimamente todos os blogs colocam algo que identifique os publieditoriais, os blogs de entretenimento eu não acho algo obrigatório, já que o leitor nao vai buscar uma informação específica, ele vai buscar um conteúdo qualquer, para se distrair, e como disse, a publicidade as vezes pode ser uma coisa bacana para ele.
Mas cada um é cada um, eu prefiro indicar todos os publieditoriais para não ter dor de cabeça.
Abs
Responder
20 fevereiro 2009
Boas Caio,
Eu mesmo nunca sequer tentei fazer publieditoriais ou mesmo adsense, não porque acho errado mas simplesmente porque nunca arrumei tempo para isso, o blog pra mim é muito mais uma válvula de escape da necessidade de expressão do que qualquer outra coisa, mas no futuro pretendo testar também os posts pagos, é uma forma interessante de ver o real feedback do seu trabalho e agregar valor ao mesmo.
Bom trabalho no post e parabéns pela paciência nos comentários.
Abraço do EC
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Rodrigo melo, Valeu Rodrigo, abs!
Responder
20 fevereiro 2009
“A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.”
- Art. 36 do Código de Defesa do Consumidor.
Post pago é ilegal. E, sinceramente, fazer um texto tão informativo e bacana como este, sem sequer citar o lado legal da coisa, torna-o totalmente parcial.
Desculpe, mas um blogueiro que faz um post pago é contraventor.
Podem jogar as pedras.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Felippe, Discordo. Na revista, vem escrito apenas no canto das páginas “informe publicitário”, muita gente nem nota, já nos blogs, sempre aparece no final do post “este post é um publieditorial”, como no meu caso, ou dentro de categorias “publicidade”.
Responder
20 fevereiro 2009
Sim, talvez eu nao tenha me expressado direito
No seu blog, esta prática do aviso é uma exceção.
Mas vemos espalhados por diversos sites post pagos, que enganam o leitor, claramente escondendo a finalidade “Marketeira” da coisa. Isso acontece direto nos grandes blogs do Brasil (inclusive no blog que linkou este artugi, por isso cheguei neste site).
Lembro de um caso curioso: apareceu um video nos principais blogs de humor do Brasil onde o jogador Giba levava uma bolada enquanto dava entrevista para um chines. O pessoal começou a repostar o video em blogs menores, até que descobriram que o video era um viral do tênis Olympikus. A situação fora toda forjada – queira ou não, enganou o público – e para piorar ainda mais, a empresa apagava os comentários no video no youtube que denunciavam a prática.
Tem que haver uma diferenciação. Se um blogueiro, por exemplo, recebe para falar sobre um celular, ele deve deixar claro isto, pois está enganando seu público e emitindo uma opinião totalmente manipulada.
Por isso, retificando-me, os posts pagos são éticos, na medida que EXPLICITAM serem propagandas. Do contrário, penso ser uma prática ilegal, anti-ética e imoral.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Felippe, Agora concordo contigo, quando ao post do blog que voce cita, acho que alí é um blog de entretenimento, onde o leitor nao busca uma informação séria, busca se entreter, entao nesse caso, o publi pode ser conteúdo.
Abs!
Responder
20 fevereiro 2009
ta de parabens. gostei muito do post, só uma duvida.
para conseguir esses post pagos, o blog ou site deve ter uma média de visita bem alta certo?
exemplo: acima de 10k de visitantes unicos dia??
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Tiago, Depende, tem campanhas qualitativas e quantitativas, ou seja campanhas que precisam de um grande publico ou campanhas que precisam apenas de um publico específico.
Responder
20 fevereiro 2009
Tah aí… gostei do post… esclarecedor quanto à forma como são produzidos esses posts (algo com que concordo, já que gosto de alguns anúncios e também acho que quem faz um bom trabalho merece ganhar por isso).
Abraço e muito sucesso pra você!
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Willian, valeu
Responder
20 fevereiro 2009
Muito esclarecedor este post, ainda não tive a oportunidade de fazer um post desses, mas acho muito bacana pois as pessoas que conhecem e frequentam o seu blog acabam sempre sendo recompensadas pela visita e no final os dois lados ganham.
Abraço!
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Adilson, isso ae.
Responder
21 fevereiro 2009
cara, voce vai responder todos os comentários?
meus parabéns! isso prova que voce lê mesmo o q escrevem aqui.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Tóinho, Sim até agora nenhum comentário foi excluido, quando as pessoas não falam palavrões etc, não tem porque eu não responder, todos os assuntos podem ser debatidos sem problemas. E sim, eu leio todos hahaha Abs!
Responder
21 fevereiro 2009
pra mim o que importa e o Brogui ser legal. não perdendo a qualidade ta tudo bem
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@malamberty, Valeu
Responder
22 fevereiro 2009
Bela auto-entrevista.
Caio, é o seguinte…vim aqui mais por ter achado que o meu comentário na página da época foi precipitado e um pouco injusto.
Concordo em questão da edição e tudo mais, mas ao mesmo tempo é muito fácil colocar culpa na edição e tudo mais. Como eu disse, tanto agências quanto blogueiros tratam a publicidade em novas mídias de maneira errada (a maioria das vezes). Pelo simples fato de as campanhas serem nos mesmos blogs de sempre. E são os blogs de maior audiência no país. Você disse no post que blogs são um veículo como qualquer outro. Não, não são. Existe uma pessoa por trás daquilo e não uma grande corporação. Existe uma diferença enorme entre as duas coisas. Pelo fato de você ser uma pessoa, que disse também no post que o blog não é o seu ganha pão, ou seja, não visa lucro apenas, já o faz um ‘veículo’ completamente diferente de qualquer outro tipo. Principalmente os de massa.
Claro que acredito que ambos aprenderão com as experiências, agências e blogueiros, mas enquanto eles continuarem anunciando nas mesmos blogs, fazendo campanhas nada criativas e cada vez mais parecendo mera venda de espaço, a polêmica vai continuar.
De qualquer maneira, acho bacana sua atitude em relação às críticas que recebe.
Um abraço.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Pedro Américo, Olá Pedro, seu texto terá uma resposta um pouco maior, pois preciso explicar meus pontos de vista, vou responder amanhã ( pois agora to com ressaca do carnaval, hehehe são meia noite e meia). Obrigado pelo seu comentário, qualquer opinião é válida dentro de um processo novo como o que vivemos. Abs
Responder
22 fevereiro 2009
Parabéns pelo post.
Acho que não há nada demais em se fazer post pago.
Um abraço,
Responder
Caio - Brogui respondeu:
@Agenor, pois eh
Responder
23 fevereiro 2009
Mas para manter um blog eu imagino que você deva dispor de um bom tempo livre…pra correr atrás de matérias, coisas bacanas…e tals…
ou nem tanto assim?
Responder
6 junho 2009
Porque não posso fazer uma pergunta do tipo abaixo! Se estamos num Pais livre e buscamos sempre o melhor para nossos proximos, sendo que não consigo que tal pergunta seja publicada, que não dei nome aos bois, e é apenas uma pergunta? Talvez pessoal…e quero deixar claro que estou empregado…
É certo Portal de cadastro de currículo cobrarem por permanêcia de curriculum em sua base de dados?
Responder
2 dezembro 2009
Ola Brogui! cai aqui pela busca do google gostei do que lir sempre que fizer meus posts publieditoriais vou colocar o link do seu post para o povão que me visita ficar sabendo o que é o danado do publieditoriai!
Valeu!
Responder
Caio - Brogui respondeu:
Valeu cara, abs!
Responder
29 junho 2010
Realmente gostei do artigo, e estou mesmo a pensar comprar posts pagos, desde que o valor seja razoavel.
Gostaria que me envia-se para o meu mail a informaçao de quanto cobra por post pago e quais os meios de pagamento que aceita.
Obrigado pela atençao
Responder
24 julho 2010
…Nao conheco seu blog, ainda nao o li, mas o facto de receber tantos comentario significa q tem trafico. As pessoas frequentam seu blog porq o conteudo interessa, e nao o fazem por causa dos anuncios ou publieditoriais postados. As receitas dos posts pagos podem ser vistos como uma forma de garantir a continuacao do blog ou como forma de motivar o blogueiro. nao vejo mal nisso se forem cumpridos os requisitos basicos, como mencionar q ‘e post pago e nao exceder em numero comparativamente ao conteudo do blog.
Parabens e sucessos.
Responder
Caio - Brogui respondeu:
Tem tráfego. Tráfico é outra coisa.
Responder