Publieditoriais – O que são?

15/02/2009

Muitas pessoas perguntam o que significa quando coloco abaixo de um post a frase “Este post é um publieditorial“, eu sempre explico e-mail por e-mail, mas acho que isso merece um post especial, até pelo compromisso que quero ter com todos vocês.

Publieditoriais são, o que alguns chamam de “post pago”, posts feitos para anunciar/divulgar/vender algum produto, normalmente eles são contratados por agências que escolhem determinados blogs para veicular este “anúncio”, alguns blogs são escolhidos pelo número de visitas, temas, tempo de permanência de leitores no blog, e por ai vai.

blog professional imagem

Algumas pessoas são influenciadas por uma minoria que questiona a ética dos publieditoriais, então vou responder aqui algumas perguntas. Quem quiser se aprofundar mais, por favor, clique no botão abaixo para ler minhas respostas e o que penso sobre isso (acho muito importante que leiam).

Você acha os publieditoriais uma maneira legal de anunciar um produto? Por quê?

Acho, os publieditoriais são uma maneira legal de um anunciante atingir o seu público alvo, anunciando em blogs de conteúdo específico, a campanha pode não apenas atingir o público alvo como também ele pode gostar de ver aquela propaganda, por se tratar de algo que pode ser do seu interesse. Não é como assistir televisão (onde uma massa muito maior e sem segmentação assiste) onde somos impactados com anúncios que variam de sabão em pó até dentadura. Alguns anúncios em blogs podem não atingir apenas o público alvo, claro, todo veículo tem uma margem de erro, porém a chance é bem menor.

Quando faz um publieditorial, você vende a sua opinião?

Claro que não. Essa é uma questão muito comentada e discutida, os publieditorias são campanhas onde citamos a marca, o produto ou a campanha em nossos blogs, mas não temos a obrigação de elogiá-los, faço isso apenas quando acho merecido e não quando sou pago por isso, pois receber por receber, eu sei que vou independente de elogiar ou não o produto ou campanha.

O que as pessoas têm que entender é, os nossos blogs são como um veículo qualquer, onde muitas pessoas estão passando, é normal a publicidade aparecer. Notem que falei “nossos blogs” e não “blogs”, pois tem muita gente que tem blog sem a intenção de ganhar dinheiro com ele e que não ligam para isso.

Você já negou algum publieditorial? Por quê?

Já, alguns. Nego quando acho que o conteúdo pode ofender os leitores ou a campanha pode encher o meu saco, como colocar flashs que ficam rodando no header ou divulgar uma linha de produtos eróticos. Os dois já foram procurados e negados, porém tem outros casos, mas claro, eles são minoria.

Hoje em dia nego campanhas de “quem mandar mais visitas ganha” ou “concurso onde blogueiros se duelam por algo”, já participei de alguns, já ganhei alguns, mas me renderam muito mais dor de cabeça que resultado.

Algumas pessoas dizem que seu blog é cheio de publieditoriais, quantos você faz por mês aproximadamente?

As pessoas que falam isso é porque estão procurando sarna para se coçar. Faço em média 4 publieditoriais por mês, isso mesmo, em cada mês faço aproximadamente 80 posts normais e apenas 4 publieditoriais. Podem contar.

Você vive do seu blog? O que acha das pessoas que usam o blog como emprego?

Eu não vivo do meu blog, pois sei que isso um dia irá passar e quero uma carreira mais sólida, tenho um emprego muito bacana e o blog é minha diversão, onde tenho a sorte de receber por isso de vez em quando, o que me dá muito orgulho, pois acredito ser uma forma de reconhecimento do meu trabalho.

O que eu acho das pessoas que usam o blog como emprego? Nada. Cada um sabe o que faz da vida e tem o seu próprio objetivo, não julgo ninguém pois não quero ser julgado.

O que acha das pessoas que te criticam no Twitter, orkut ou no blog pelo fato de fazer publieditoriais?

Confesso que no começo eu não era muito bom com as críticas, mas hoje em dia, prefiro ouvi-las a questioná-las. Muitos me criticavam pelo meu português, leio alguns posts antigos e vejo que realmente era muito ruim, ainda piso na bola, mas não tanto. Quanto às críticas relacionadas à publieditoriais, espero que entendam meu ponto de vista lendo esse mini F.A.Q. e passem a formar uma opinião diferente sobre tudo isso.

Você usa seus leitores para ganhar dinheiro?

Meus leitores são o meu sucesso, na medida do possível eu sempre tento retribuir parte do sucesso dando prêmios de campanhas ou até mesmo prêmios que eram para ser meus (como o Macbook e o Ipod Touch que dei para 2 leitores), porém com o crescimento do blog, está cada vez mais difícil oferecer prêmios, pois as leis proíbem a maioria dos sorteios. Para não fugir da pergunta, eu não uso meus leitores para ganhar dinheiro, mas o sucesso gerado pela audiência deles, me faz ter uma renda mensal com o blog.

—————————

Eu elaborei todas as perguntas acima, acho que eram aquelas mais importantes, mas se você tem uma pergunta, quer saber a minha opinião e quer fazer desse post um lugar bacana para discutir a sua posição, por favor, comente que eu irei liberar todos os comentários (educados) e responder logo depois de aprová-los.

Postado por
Caio Novaes

 
Veja abaixo outros posts do Brogui:

www.Brogui.com - desde 2003